Video em homenagem aos formandos dos terceiros anos do Colégio Est. Santa Gemma Galgani - Curitiba-Pr
quinta-feira, 24 de dezembro de 2009
segunda-feira, 30 de novembro de 2009
Filme_0008_mpeg2video.mpg
Atividade desenvolvida pelas alunas da 1º F sobre o Rio Belém, na disciplina de Biologia ´profª Claudia
terça-feira, 17 de novembro de 2009
Trabalho de Artes 3°B mpeg1video
atividade desenvolvidada pelos alunos do 3º ano B- manhã, na aula de arte
intervenções2009b
A proposta veio das aulas de tridimensionalidade, desenvolvidas com os alunos do 3ª ano do Ensino Médio manhã e noite, no 2º bimestre de 2009, pela professora Izabel Rodrigues. Depois que os alunos conheceram um pouco do trabalho de Alexandre Orion, e assistiram a um vídeo do artista e suas criações, conheceram o graffiti que ele faz e das fotografias onde ele usa a interferência do público em sua obra. O resultado do trabalho de encerramento do bimestre, foi uma série de fotografias onde os alunos fazem parte da obra, que junta desenho e realidade.
quinta-feira, 5 de novembro de 2009
CALOUROS DA PUC 2009
Kleina Borges da Silva - 3º A - Enfermagem
Leonardo Girardi - 3º C - História
Lucas Giovani Gusso - 3º A - Desenho Industrial - Projeto do Produto
Marlos da Cruz Messias - 3º A - Artes Cênicas
Thyago Augusto de Souza Pereira - 3º A - Sistemas de Informação
SE NÃO HOUVER FRUTOS
VALEU A BELEZA DAS FLORES
SE NÃO HOUVER FOLHAS
VALEU A SOMBRA DAS FOLHAS
SENÃO HOUVER FOLHAS
VALEU A INTENÇÃO DA SEMENTE.
Henfil
Parabéns temos orgulho de vocês!!!
domingo, 25 de outubro de 2009
Cadernos de recordações
Visite o blog da profª Rosane e veja os trabalhos. http://rosanearte.blogspot.com/
terça-feira, 22 de setembro de 2009
Jardim das Sensações
terça-feira, 18 de agosto de 2009
domingo, 9 de agosto de 2009
quarta-feira, 29 de julho de 2009
mensagem escola é
Homenagem a todos que fazem parte da comunidade escolar do Colégio Estadual Santa Gemma Galgani.
terça-feira, 28 de julho de 2009
quarta-feira, 27 de maio de 2009
Reunião de pais
Explorando cores e formas
Também foram realizadas algumas releituras de pintores famosos, como o brasileiro Romero Britto, com suas cores, texturas e formas...bem como a eterna Mona Lisa de Leonardo da Vinci, assumindo novos estilos aos olhos dos nossos alunos!!!
sexta-feira, 15 de maio de 2009
OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica
Estiveram envolvidos nesta Olimpíada a professora Elaine, Anemari, Nilzete e Cleomar.
sexta-feira, 8 de maio de 2009
História do Dia das Mães
No Brasil, o Dia das mães é comemorado sempre no segundo domingo de maio ( de acordo com decreto assinado em 1932 pelo presidente Getúlio Vargas). É uma data especial, pois as mães recebem presentes e lembranças de seus filhos. Já se tornou uma tradição esta data comemorativa. Vamos entender um pouco mais sobre a história do Dia das Mães.
Encontramos na Grécia Antiga os primeiros indícios de comemoração desta data. Os gregos prestavam homenagens a deusa Reia, mãe comum de todos os seres. Neste dia, os gregos faziam ofertas, oferecendo presentes, além de prestarem homenagens à deusa.
Os romanos, que também eram politeístas e seguiam uma religião muita parecida com a grega, faziam este tipo de celebração. Em Roma, durava cerca de 3 dias ( entre 15 a 18 de março). Também eram realizadas festas em homenagem a Cibele, mãe dos deuses.
Porém, a comemoração tomou um caráter cristão somente nos primórdios do cristianismo. Era uma celebração realizada em homenagem a Virgem Maria, a mãe de Jesus.
Mas uma comemoração mais semelhante a dos dias atuais podemos encontrar na Inglaterra do século XVII. Era o “Domingo das Mães”. Durante as missas, os filhos entregavam presentes para suas mães. Aqueles filhos que trabalhavam longe de casa, ganhavam o dia para poderem visitar suas mães. Portanto, era um dia destinado a visitar as mães e dar presentes, muito parecido com que fazemos atualmente.
Nos Estados Unidos, a idéia de criar uma data em homenagem às mães foi proposta, em 1904, por Anna Jarvis. A idéia de Anna era criar uma data em homenagem a sua mãe que havia sido um exemplo de mulher, pois havia prestado serviços comunitários durante a Guerra Civil Americana. Seus pedidos e sua campanha deram certo e a data foi oficializada, em 1914, pelo Congresso Norte-Americano. A lei, que declarou o Dia das Mães como festa nacional, foi aprovada pelo presidente Woodrow Wilson. Após esta iniciativa, muitos outros países seguiram o exemplo e incluíram a data no calendário.
Após estes eventos, a data espalhou-se pelo mundo todo, porém ganhando um caráter comercial. A essência da data estava sendo esquecida e foco passou a ser a compra de presentes, ditado pelas lojas como objetivos meramente comerciais. Este fato desagradou Anna Jarvis, que estava muito desapontada em ver que o caráter de solidariedade e amor da data estavam se perdendo. Ela tentou modificar tudo isso. Em 1923, liderou uma campanha contra a comercialização desta data. Embora com muita repercussão, a campanha pouco conseguiu mudar.
quarta-feira, 22 de abril de 2009
Dia Mundial da Terra
Sabe-se que a Terra tem em torno de 4,5 bilhões de anos e existem várias teorias para o “nascimento” do planeta. A Terra é o terceiro planeta do Sistema Solar, tendo a Lua como seu único satélite natural. A Terra tem 510,3 milhões de km2 de área total, sendo que aproximadamente 97% é composto por água (1,59 bilhões de km3). A quantidade de água salgada é 30 vezes a de água doce, e 50% da água doce do planeta está situada no subsolo.
A atmosfera terrestre vai até cerca de 1.000 km de altura, sendo composta basicamente de nitrogênio, oxigênio, argônio e outros gases.
Há 400 milhões de anos a Pangéia reunia todas as terras num único continente. Com o movimento lento das placas tectônicas (blocos em que a crosta terrestre está dividida), 225 milhões de anos atrás a Pangéia partiu-se no sentido leste-oeste, formando a Laurásia ao norte e Godwana ao sul e somente há 60 milhões de anos a Terra assumiu a conformação e posição atual dos continentes.
O relevo da Terra é influenciado pela ação de vários agentes (vulcanismo), abalos sísmicos, ventos, chuvas, marés, ação do homem) que são responsáveis pela sua formação, desgaste e modelagem. O ponto mais alto da Terra é o Everest no Nepal/ China com aproximadamente 8.848 metros acima do nível do mar. A Terra já passou por pelo menos 3 grandes períodos glaciais e outros pequenos.
A reconstituição da vida na Terra foi conseguida através de fósseis, os mais antigos que conhecemos datam de 3,5 bilhões de anos e constituem em diversos tipos de pequenas células, relativamente simples. As primeiras etapas da evolução da vida ocorreram em uma atmosfera anaeróbia (sem oxigênio).
As teorias da origem da vida na Terra, são muitas, mas algumas evidências não podem ser esquecidas. As moléculas primitivas, encontradas na atmosfera, compõe aproximadamente 98% da matéria encontrada nos organismos de hoje. O gás oxigênio só foi formado depois que os organismos fotossintetizantes começaram suas atividades. As moléculas primitivas se agregam para formar moléculas mais complexas.
A evidência disso é que as mitocôndrias celulares possuam DNA próprio. Cada estrutura era capaz de se satisfazer suas necessidades energéticas, utilizando compostos disponíveis. Com este aumento de complexidade, elas adquiriram capacidade de crescer, de se reproduzir e de passar suas características para as gerações subseqüentes.
A população humana atual da Terra é de aproximadamente 6 bilhões de pessoas e a expectativa de vida é em média de 65 anos.
Para mantermos o equilíbrio do planeta é preciso consciência dessa importância, a começar pelas crianças. Não se pode acabar com os recursos naturais, essenciais para a vida humana, pois não haverá como repô-los. O pensamento deve ser global, mas a ação local, como é tratado na Agenda 21.
segunda-feira, 13 de abril de 2009
Pêssankas
Pêssanka significa escrever
A origem da pêssanka ainda é um mistério. O termo “pêssanka” é proveniente do verbo “pyssaty” que significa “escrever”. Arqueólogos descobriram, em 1992, nas ruínas da igreja de Krylos (coração da antiga Galícia), Ucrânia Ocidental, uma pêssanka de cerâmica datada de 1300 a.C. O que nos levou a crer que os mais antigos ovos “escritos” podem ter sido criados pelo povo ancestral da cultura Trypillia, que vivia em vasta área do território ucraniano, desde 3000 anos a.C.
Na era pré-cristã, a pêssanka representava uma dádiva ao Deus Sol, símbolo essencial e mais antigo dessa cultura. Elemento vital nesta latitude do continente europeu. O sol fazia a vida ressurgir na primavera, depois dos implacáveis meses de inverno, penúria e fome. Com o advento do cristianismo, a partir do ano 988 d. C., a Igreja incorporou seus símbolos religiosos e o ritual da Páscoa na confecção dos ovos. A pêssanka hoje é uma simbiose de seu significado pagão, a saudação ao renascimento da natureza, na primavera como principal sentido da cristandade, a celebração da Ressurreição de Cristo, o renascimento da alma do Homem.
Atualmente, na Ucrânia já se consolidou o movimento constituído para resgatar a tradição das pêssankas. Faz presença desde o ensino fundamental até as universidades, integrando ao mesmo tempo várias outras instâncias da sociedade. Desse processo, faz parte um grupo de pelo menos trinta artesãos, com nome nacional, que aprimorou as técnicas de ornamentação dos ovos e transmite esse recente legado em cursos, exposições, conferências e outras formas de divulgação.
Outros estudiosos também já fizeram um amplo trabalho de resgate da história, recuperando técnicas antigas e ampliando o conhecimento sobre a simbologia relegada às masmorras. Além disso, artesãos da nova geração desenvolveram métodos inéditos de fazer e conservar os ovos pintados. Meroslawa Boikiv estima que existem hoje no país pelo menos mil pessoas que fazem esse trabalho intensivo de difusão e praticam a arte com desenvoltura. Como exemplo de respeitabilidade nacional, ela cita os nomes de Oksana Bilouz e Zoia Statchuk.
(Extraído do Livro de Eduardo Sganzerla, Pêssanka - A arte de decorar ovos, livro que pode ser adquirido na Kalena Plantas e Artesanato
Atividades de Geografia
terça-feira, 7 de abril de 2009
Projeto Cidadão do Futuro
Nossos alunos, no Palácio Rio Branco, tiveram a oportunidade de ocupar os lugares dos vereadores. Na abertura das atividades a vereadora falou da importância da participação dos jovens, e da sociedade como um todo, na política do País, lembrando aos estudantes que é preciso “aprender a votar para poder cobrar, das autoridades, atitudes responsáveis”.
Os alunos ainda assistiram à palestra “Papo Consciente”, ministrada pelo coordenador da juventude do PPS, Rafael de Tarso. Entre outros temas abordados, pensar no bem coletivo, esquecendo pensamentos individualistas e não se conformar com a situação encontrada na política é uma das principais atitudes que o jovem brasileiro deve adotar como base para uma discussão e aplicação da política de qualidade.
O ponto alto do encontro foi uma sessão simulada, com duração de 40 minutos, onde os alunos puderam participar trazendo reivindicações relevantes sobre os bairros em que residem e a escola, tendo a oportunidade de aplicar o conhecimento adquirido durante a visita.
Agradecemos a vereadora Renata Bueno o convite recebido.
sábado, 21 de fevereiro de 2009
Atividades de Artes- Carnaval
HISTÓRIA DO CARNAVAL
Embora de origem europeia, muitos personagens foram incorporados ao carnaval brasileiro como, por exemplo: Rei momo, pierrô, colombina, etc.
Os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos cortejos de automóveis (corsos) surgiram. Mas se tornaram mais populares no começo do século XX. As pessoas decoravam seus carros, se fantasiavam e em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades, dando origem assim aos carros alegóricos.
O carnaval tornou-se cada vez mais popular no século XX, e teve um crescimento considerável neste período, que ocorreu devido às marchinhas carnavalescas (músicas que faziam o carnaval mais animado).
A primeira escola de samba foi criada no dia 12 de agosto de 1928, no Rio de Janeiro, e chamava-se “Deixa Falar”.
Anos depois, a escola mudou seu nome para Estácio de Sá. A partir deste momento o carnaval de rua começou a ganhar um novo formato. Com isso, no Rio de Janeiro e São Paulo, começaram a surgir novas escolas de samba. Organizadas em Ligas de Escolas de Samba, iniciam os primeiros campeonatos para constatar qual escola de samba era a mais bela e animada.
A região nordeste permaneceu com as tradições originais do carnaval de rua como, por exemplo, Recife. Já na Bahia, o carnaval de rua conta com a participação dos trios elétricos, embalados por músicas dançantes, em especial pelo axé.