sexta-feira, 15 de maio de 2009

OBA - Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) é organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) e com Furnas Centrais Elétricas S/A.
A ONU declarou 2009 como sendo o ANO INTERNACIONAL DAS ATRONOMIA, AIA, para comemorar os 400 anos do primeiro uso astronômico de uma Luneta, feito este realizado por Galilei em 1609, ou seja, há 400 anos! Esta será uma celebração global da Astronomia e suas contribuições para o conhecimento humano. Será dada ênfase à educação. ao envolvimento do público e ao engajamento dos jovens na ciência, através de atividades locais, nackonais e globais. As principais metas do Ano Internacional da Astronomia 2009 são: difundir na sociedade uma mentalidade cinetífica; promover acesso a novos conhecim entos e experiências observacionais e melhorar o ensino formal e informal da ciência; melhorar a inclusão social na ciênbcia, promovendo uma distribuição mais equilibrada entre os cientistas provenientes de camadas mais pobres, de mulheres e minorais raciais e sexuais.
A XII OBA foi realizada no dia 15 de maio de 2009, em todas as escolas previamente cadastradas.
Nossos alunos participaram da prova realizada hoje, dia 15 de maio. Além das provas foram desenvolvidas as seguintes atividades:
Os alunos assistiram um video sobre astronomia.
As 8ª séries brincaram com o dominó dos planetas e com o quebra-cabeça do Sistema Solar. Assim como manusearam o planisfério e monitoraram o relógio estelar.
As 6ªs séries e 8ª séries elaboraram cartazes para participar do concurso de cartazes.
Estiveram envolvidos nesta Olimpíada a professora Elaine, Anemari, Nilzete e Cleomar.

Nenhum comentário: