sexta-feira, 31 de outubro de 2008

História do Halloween

A palavra Halloween tem origem na Igreja católica. Vem de uma corrupção contraída do dia 1 de novembro, "Todo o Dia de Buracos" (ou "Todo o Dia de Santos"), é um dia católico de observância em honra de santos. Mas, no século V DC, na Irlanda Céltica, o verão oficialmente se concluía em 31 de outubro. O feriado era Samhain, o Ano novo céltico.
Alguns bruxos acreditam que a origem do nome vem da palavra hallowinas - nome dado às guardiãs femininas do saber oculto das terras do norte (Escandinávia).
O Halloween marca o fim oficial do verão e o início do ano-novo. Celebra também o final da terceira e última colheita do ano, o início do armazenamento de provisões para o inverno, o início do período de retorno dos rebanhos do pasto e a renovação de suas leis. Era uma festa com vários nomes: Samhain (fim de verão), Samhein, La Samon, ou ainda, Festa do Sol. Mas o que ficou mesmo foi o escocês Hallowe'en.
Uma das lendas de origem celta fala que os espíritos de todos que morreram ao longo daquele ano voltariam à procura de corpos vivos para possuir e usar pelo próximo ano. Os celtas acreditavam ser a única chance de vida após a morte. Os celtas acreditaram em todas as leis de espaço e tempo, o que permitia que o mundo dos espíritos se misturassem com o dos vivos.
Como os vivos não queriam ser possuídos, na noite do dia 31 de outubro, apagavam as tochas e fogueiras de suas casa, para que elas se tornassem frias e desagradáveis, colocavam fantasias e ruidosamente desfilavam em torno do bairro, sendo tão destrutivos quanto possível, a fim de assustar os que procuravam corpos para possuir, (Panati).
Os Romanos adotaram as práticas célticas, mas no primeiro século depois de Cristo, eles as abandonaram.
O Halloween foi levado para os Estados Unidos em 1840, por imigrantes irlandeses que fugiam da fome pela qual seu país passava e passa ser conhecido como o Dia das Bruxas.



Travessuras ou Gostosuras?(Trick-or-treat)


A brincadeira de "doces ou travessuras" é originária de um costume europeu do século IX, chamado de "souling" (almejar). No dia 2 de novembro, Dia de Todas as Almas, os cristãos iam de vila em vila pedindo "soul cakes" (bolos de alma), que eram feitos de pequenos quadrados de pão com groselha.
Para cada bolo que ganhasse, a pessoa deveria fazer uma oração por um parente morto do doador. Acreditava-se que as almas permaneciam no limbo por um certo tempo após sua morte e que as orações ajudavam-na a ir para o céu.




Abóboras e velas: Jack O'Lantern (Jack da Lanterna)

A vela na abóbora provavelmente tem sua origem no folclore irlandês. Um homem chamado Jack, um alcoólatra grosseiro, em um 31 de outubro bebeu excessivamente e o diabo veio levar sua alma. Desesperado, Jack implora por mais um copo de bebida e o diabo concede. Jack estava sem dinheiro para o último trago e pede ao Diabo que se transforme em uma moeda. O Diabo concorda. Mal vê a moeda sobre a mesa, Jack guarda-a na carteira, que tem um fecho em forma de cruz. Desesperado, o Diabo implora para sair e Jack propõe um trato: libertá-lo em troca de ficar na Terra por mais um ano inteiro. Sem opção, o Diabo concorda. Feliz com a oportunidade, Jack resolve mudar seu modo de agir e começa a tratar bem a esposa e os filhos, vai à igreja e faz até caridade. Mas a mudança não dura muito tempo, não.
No próximo ano, na noite de 31 de outubro, Jack está indo para casa quando o Diabo aparece. Jack, esperto como sempre, convence o diabo a pegar uma maçã de uma árvore. O diabo aceita e quando sobe no primeiro galho, Jack pega um canivete em seu bolso e desenha uma cruz no tronco. O diabo promete partir por mais dez anos. Sem aceitar a proposta, Jack ordena que o diabo nunca mais o aborreça. O diabo aceita e Jack o liberta da árvore.
Para seu azar, um ano mais tarde, Jack morre. Tenta entrar no céu, mas sua entrada é negada. Sem alternativa, vai para o inferno. O diabo, ainda desconfiado e se sentindo humilhado, também não permite sua entrada. Mas, com pena da alma perdida, o diabo joga uma brasa para que Jack possa iluminar seu caminho pelo limbo. Jack põe a brasa dentro de um nabo para que dure mais tempo e sai perambulando. Os nabos na Irlanda eram usados como seu "lanternas do Jack" originalmente. Mas quando os imigrantes vieram para a América, eles acharam que as abóboras eram muito mais abundantes que nabos. Então Jack O'Lantern (Jack da Lanterna). na América passa a ser uma abóbora, iluminada com uma brasa.
Sua alma penada passa a ser conhecida como Jack O'Lantern (Jack da Lanterna). Quem presta atenção vê uma luzinha fraca na noite de 31 de outubro. É Jack, procurando um lugar.
enganara Satã ao subir uma árvore. Jack então esculpiu uma imagem de uma cruz no tronco da árvore, prendendo o diabo para cima a árvore. Jack fez um acordo com o diabo, se ele nunca mais o tentasse novamente, ele o deixaria árvore abaixo.
De acordo com o conto de povo, depois de Jack morrer, ele a entrada dele foi negada no Céu, por causa de seus modos de malvado, mas ele teve acesso também negado ao Inferno, porque ele enganou o diabo. Ao invés, o diabo deu a ele uma brasa única para iluminar sua passagem para a escuridão frígida. A brasa era colocada dentro de um nabo para manter por mais tempo.
Os nabos na Irlanda eram usados como seu "lanternas do Jack" originalmente. Mas quando os imigrantes vieram para a América, eles acharam que as abóboras eram muito mais abundantes que nabos. Então o Jack O'Lantern (Jack da Lanterna), na América, era em uma abóbora, iluminada com uma brasa.




Bruxas


As bruxas têm papel importantíssimo no Halloween. Não é à toa que ela é conhecida como "Dia das Bruxas" em português. Segundo várias lendas, as bruxas se reuniam duas vezes por ano, durante a mudança das estações: no dia 30 de abril e no dia 31 de outubro. Chegando em vassouras voadoras, as bruxas participavam de uma festa chefiada pelo próprio Diabo. Elas jogavam maldições e feitiços em qualquer pessoa, transformavam-se em várias coisas e causavam todo tipo de transtorno.
Diz-se também que para encontrar uma bruxa era preciso colocar suas roupas do avesso e andar de costas durante a noite de Halloween. Então, à meia-noite, você veria uma bruxa!
A crença em bruxas chegou aos Estados Unidos com os primeiros colonizadores. Lá, elas se espalharam e misturaram-se com as histórias de bruxas contadas pelos índios norte-americanos e, mais tarde, com as crenças na magia negra trazidas pelos escravos africanos.
O gato preto é constantemente associado às bruxas. Lendas dizem que bruxas podem transformar-se em gatos. Algumas pessoas acreditavam que os gatos eram os espíritos dos mortos. Muitas superstições estão associadas aos gatos pretos. Uma das mais conhecidas é a de que se um gato preto cruzar seu caminho, você deve voltar pelo caminho de onde veio, pois se não o fizer, é azar na certa.


Alguns significados simbólicos

a abóbora: simboliza a fertilidade e a sabedoria

a vela: indica os caminhos para os espíritos do outro plano astral.

o caldeirão: fazia parte da cultura - como mandaria a tradição. Dentro dele, os convidados devem atirar moedas e mensagens escritas com pedidos dirigidos aos espíritos.

a vassoura: simboliza o poder feminino que pode efetuar a limpeza da eletricidade negativa. Equivocadamente, pensa-se que ela servia para transporte das bruxas.

as moedas: devem ser recolhidas no final da festa para serem doadas aos necessitados.

os bilhetes com os pedidos, devem ser incinerados para que os pedidos sejam mais rapidamente atendidos, pois se elevarão através da fumaça.

a aranha - simboliza o destino e o fio que tecem suas teias, o meio, o suporte para seguir em frente.

o morcego - simbolizam a clarividência, pois que vêem além das formas e das aparências, sem necessidades da visão ocular. Captam os campos magnéticos pela força da própria energia e sensibilidade.

o sapo - está ligado à simbologia do poder da sabedoria feminina, símbolo lunar e atributo dos mortos e de magia feminina.

gato preto - símbolo da capacidade de meditação e recolhimento espiritual, autoconfiança, independência e liberdade. Plena harmonia com o Unirverso

Cores:

Laranja - cor da vitalidade e da energia que gera força. Os druidas acreditavam que nesta noite, passagem para o Ano Novo, espíritos de outros planos se aproximavam dos vivos para vampirizar a energia vital encontrada na cor laranja.

Preto - cor sacerdotal das vestes de muitos magos, bruxas, feiticeiras e sacerdotes em geral. Cor do mestre.

Roxo - cor da magia ritualística.

Fontes de Referência:
Folha de São Paulo

100 anos de Machado de Assis

A bibliotecária do nosso colégio, D. Maria, elaborou uma exposição no hall de entrada do colégio, em homenagem aos 100 anos da morte de Machado de Assis. Parabéns pela exposição.

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Estágio - academicos do curso de Biologia


Esta semana os acadêmicos do curso de Biologia, da Faculdade Integradas Espirita, concluiram o estágio de biologia, realizado em nosso colégio. Os acadêmicos estagiaram no Ensino Fundamental e Médio, no período de fevereiro a outubro/2008. Agradecemos a professora Eliane, de prática de ensino, da Faculdade Integradas Espirita, por esta oportunidade. Parabéns aos acadêmicos e desejamos sucesso em sua nova jornada.


Feira de profissões UFPR

No dia 23, os professores e alunos do Ensino Médio, visitaram a feira de profissões da UTFPr

prática de laboratorio


O estagiário de Biologia,da Faculdade Integradas Espirita, Kleber, que foi aluno do nosso colégio, no Ensino Médio, realizou atividades de prática de laboratorio com as turmas do 3º ano do EM, periodo noturno. O tema foi detecção de bacterias em tecido animal.

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Projeto Empresa na Escola

Projeto Votorantim e o Colégio Estadual Santa Gemma Galgani


Ocorreu durante o mês de junho, em nosso colégio, o projeto Empresa na Escola. Este projeto é proporcionado pelo Instituto Votorantin e em parceira com a ONG Aditepp. Este projeto visa à formação de jovens. Inscreveram neste projeto, alunas do nosso colégio, entre 18 e 25 anos. O objetivo do projeto é proporcionar o desenvolvimento profissional ao público jovem e, conseqüentemente, melhorar a oportunidade de ingresso destes profissionais no mercado de trabalho.
A empresa Votorantim junto com a ONG Aditepp, ministrou cinco oficinas que abordaram os seguintes temas: Estrutura Organizacional, Central de Atendimento, Auto-Conhecimento, Empreendedorismo e Oficina Familiar.
O encontro Central de Atendimento foi ministrado pela gestora Leliana Padilha, que junto com a equipe envolvida, deram a oportunidade a três jovens, alunas do nosso colégio, a ingressarem ao mercado de trabalho: Franciele Otto Izidoro (18)- aluna do 2º ano E, Rafaela Garcia(18) - aluna do 3º D e Mayara- aluna do 3º A, que hoje fazem parte do grupo Votorantim.
‘’O maior problema que encontrávamos para o primeiro emprego, era a falta de experiência e o fato de não termos o segundo grau completo. O que nos dificultava a ingressar ao mercado de trabalho, a oportunidade que a escola junto com a Votorantim deu foi o início de uma trajetória como profissional e que vou agarrar essa oportunidade com as duas mãos e que com certeza, transformará nossas vidas e nossa trajetória profissional. ’’ – diz a aluna, Franciele Otto Izidoro .
Parabéns a todas as alunas que participaram deste projeto e em especial as alunas Franciele, Rafaela e Mayara.
Congratulamos a empresa Votorantin por esta iniciativa!

sábado, 18 de outubro de 2008

Semana de inglês


Exposição de alguns dos trabalhos realizados pelos alunos do EM, na disciplina de inglês, sob a orientação da profª Solange



Acesse o blog de inglês e veja todas as atividades realizadas pelos alunos do EM

Maneiras diferentes do olhar

CÓPIA NÃO É RELEITURA


Segundo Heleny Galati(MASP) "a diferença entre Releitura e cópia é a seguinte: na cópia você reproduz fielmente (ou pelo menos tenta) o quadro do artista. É isso que os falsificadores fazem. Neste caso você está apenas preocupado com o poder de observação e capacidade para copiar que seu aluno tem. Já a Releitura implica em produzir aquilo que se entendeu da obra, sem preocupações com semelhanças. É o sentimento se aliando à observação na produção de um trabalho."
Os alunos da sétima série, fizem releituras da obra: Nascimento de Vênus, de Sandro Botticelli. Após motivação e conhecimentos básicos sobre a obra, partiram para as criações.




O resultado foi excelente, perceberam as diversas possibilidades criativas que existem, as maneiras diferentes de olhar para um mesmo objeto, e o mais importante...a CRIATIVIDADE, elemento principal que nos diferencia do outro.


Autores: Daiane e Luiz - 7C


Autores Thiago e Mariane- 7C


Autores: Leonardo e Alan - 7C


Autores: Otália e Lori - 7C

A imaginação cria formas, a inteligência organiza conteúdo, a criatividade voa sem asas"
Profª Rosane


Semana Esportiva-Cultural

Nos dias 07 a 10 de outubro ocorreu a semana de jogos. Participaram as turmas do EM e EF. No periodo da tarde, EF, também aconteceram as gincanas. As provas realizadas foram: soletrando, tangran, corrida da matemática, declamação de poema de Machado de Assis, karaokê, dança da cadeira e outros.
As provas que os alunos do EF mais gostaram foram o soletrando e karaokê. Parabéns aos alunos que participaram deste evento.

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

O professor e o mestre

O professor e o mestre

Professor é profissão; mestre é vocação.
Professor ganha por aula; mestre ganha sonhos.
Professor tem horário; mestre não tem.
Professor lê livros; mestre desvenda universos.
Professor corrige prova; mestre aponta caminhos.
Professor dá aula; mestre constrói conhecimento.
Professor aponta para o futuro; mestre indica a vida.
Professor dá a resposta certa; mestre partilha a estrada.
Professor tem currículo; mestre tem sabedoria.
Professor faz planejamento; mestre faz projeto.
Professor tem alunos; mestre tem discípulos.
Professor dá bronca; mestre pensa no assunto.
Professor tem concorrentes; mestre tem parceiros.
Professor tem coragem; mestre tem perseverança.
Professor tem paciência; mestre tem tenacidade.
Professor fica cansado; mestre fica exausto.
Professor trabalha muito; mestre não para de trabalhar.
Neste dia, que todo professor se lembre de
ser mais mestre do que professor,
mais maduro que seus alunos,
mais amigo do que funcionário,
mais construtor do que ensinante;
mais aprendiz do que especialista.
FELIZ DIA DO PROFESSOR PARA TODOS!!

Dia do professor



15 de outubro é o dia daquele que, além de ensinar a ler e escrever, transmite conhecimentos e é um exemplo para crianças e jovens. O professor é um personagem essencial na formação humana e por isso, há muito que agradecê-lo.
A data para homenagear o professor não foi escolhida ao acaso. Neste mesmo dia, em 1827, Dom Pedro I baixou um decreto imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Mas foi em 1963 que a data foi lembrada e decretou-se o Dia do Professor.

domingo, 12 de outubro de 2008

Brincando também se aprende História

Durante o 3º bimestre os alunos das 5ª séries A/B estudaram sobre A China Antiga.
Sob a orientação da profª Marilia, os alunos da 5ª A, em equipe, construiram o jogo Caça ao Tesouro destacando as principais características desta civilização.
Os alunos da 5ª B, em duplas, construiram o jogo da forca. Brincando também se aprende.


segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Gravidez na adolescencia (Teen pregnancy)


A professora de inglês, Solange, durante o 3º bimestre, realizou atividades com os alunos do 3º ano EM, diurno e noturno, sobre a gravidez na adolescência (Teen pregnancy)
O objetivo desta atividade foi alertar para o grave problema da gravidez na adolescência.
Inicialmente os alunos assistiram o vídeo clip da música "I Ain´t Goin Down" de Shania Twain, e realizam a análise e interpretação da letra da música. Após debateu-se sobre o aumento da gravidez precoce no Brasil.

Para o desenvolvimento desse tema, os alunos, divididos em grupos, realizaram pesquisas sobre os seguintes tópicos:
1. Indice de gravidez na adolescência em Curitiba(Pr), Brasil e USA
2. Doenças sexualmente transmissíveis (DST)
3. Como evitar a gravidez na adolescência.
4. Pré-Natal
5. Entrevistas com adolescentes grávidas.

Como conclusão da atividade, os alunos elaboraram gráficos com os dados obtidos, cartazes de orientação e transcrição(em inglês) de entrevistas realizadas. Foram confeccionados slides em inglês e a apresentação aos colegas de sala foi realizada utilizando a TV Pen drive.
Parabéns aos alunos pela realização desta atividade.
Visite o blog de profª Solange e veja os trabalhos dos alunos

Arte e Natureza

Esse bimestre com os alunos do 3º ano, a professora Rosane realizou um trabalho relacionado com Arte e NATUREZA.

Aproveitando a febre das sacolas retornáveis, o questionamento sobre as sacolas plásticas, fizeram uma análise sobre o assunto, debateram os prós e contras do seu uso, assistiram vídeos relacionados ao tema, partindo para a elaboração de projetos de sacolas retornáveis.Os alunos realizaram desenhos, pesquisas de materiais apropriados para a confecção, bem como motivos artísticos que chamassem a atenção.
Após a confecção do projeto realizaram poesias e textos sobre a conscientização do uso das sacolas plásticas. Abaixo uma poesia realizada pela aluna Érica que retratou com muita criatividade o problema exposto.
PLASTICOMANIA

Porque tanto desrespeito?
Tanta falta de educação?
Um planeta sujo desse jeito...
Com tanto desmatamento e poluição!

Até quando vamos suportar?
Até quando vamos existir?
Desse jeito a vida vai acabar...
Mas as pessoas continuam a poluir!

As pessoas não desistirão das coisas práticas
E o pior ainda está por vir
Pois, as sacolas plásticas
Por décadas ainda irão existir.

O que não irá mais estar presente
São as árvores, indefesas e inocentes
Que nós seres inconseqüentes
Teimamos em destruir.

Assim, não existirá futuro
Pois em pleno século vinte e um
Não conseguimos transpassar tal muro
Da ignorância, que temos em comum.

Ignoramos até as pessoas
Que tentam nos passar um bom exemplo
Em atitudes e pinturas
Que vamos esquecer com o tempo.
Érica Cristine Utilizaram os mais diversos materiais desde tecido, papelão...demonstrando muita criatividade!!
Parabéns aos alunos do 3ºano pelo trabalho.

A Química em nossa vida

Semana de Química , organizado pela profª Adailze.

Os alunos do 3º ano fizeram uma pesquisa e um cartaz sobre os compostos orgânicos presentes em nossa vida como os medicamentos, plásticos, drogas, corantes entre outras substâncias, destacando as fórmulas químicas, seus usos ou aplicações e suas precauções em relação a saúde.

sábado, 4 de outubro de 2008

Dia do poeta


Hoje é o dia do Poeta!
O Poeta é aquela pessoa que com sua arte nos traz alegrias, reflexões, fantasias, sonhos e até mesmo realidade, mesmo sendo de uma forma bem peculiar de escrever sendo em forma de versos, rimas e até mesmo canções alegres ou tristes! O Poeta ´`as vezes pode ser um sonhador ou quem sabe um realista, pode ser tímido ou extravagante, intelectuais ou apenas apaixonados pela vida, quem sabe podem ser filosófos ou apenas leigos querendo amar e serem amados! Alguns se expressam de uma forma abstrata nos fazendo refletir sobre a vida ou sobre o que ele quer dizer com suas palavras sinônimas ou quem sabe apenas palavras ao vento, outros, abertos de uma forma bem simples e clara de se expressarem!!! Mas todos são poetas, são poetas do amor, da tristeza, da realidade, dos sonhos, das noites, dos mares e principalmente, da vida!!
Parabéns a todos os poetas!!!

Autor: (Priscilla Lapolli)