quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Halloween com arte

No último dia 31/10/2008 os alunos dos 3º ano C e 3º ano D, do Ensino médio do Colégio Santa Gemma Galgani, apresentaram suas instalações com o tema Halloween, a idéia era trabalhar o conteúdo sobre Arte Contemporânea, mas os alunos se empolgaram e acabou virando um verdadeiro baile das bruxas.
Os trabalhos apresentados foram executados por pequenos grupos que se dividiram e buscaram elementos que envolvem o tema Halloweem; para criarem as instalações os alunos tiveram a orientação da Professora Izabel Rodrigues, sobre que era instalação e de como poderiam explorar diversos recursos de áudio e vídeo para elaboração e execução dos projetos. Durantes alguns dias observamos obras de vários artistas contemporâneos e vimos imagens de exposições e algumas Bienais de Arte. Os alunos tiveram algumas aulas para elaborarem dos trabalhos e no dia 31 eles montaram as instalações. Além das instalações alguns grupos optaram pela Vídeo arte, onde foram apresentados vídeos com imagens gravadas e editadas pelos próprios alunos.
Arte Contemporânea
O artista Contemporâneo vem buscando novas formas para desenvolver sua arte. Materiais inusitados e técnicas variadas são constantes em sua criação. Ele está ainda mais livre para experimentar, expressar e criar. Sendo assim dentro desta variedade de possibilidades foi desenvolvido o tema que deu origem aos trabalhos apresentados que colaborou e muito no processo de aprendizado dos alunos onde ele foi responsável pela criação de algo novo.
Instalação:

A Instalação é uma arte tridimensional que envolve a ocupação de um espaço. Esse termo começou a ser usado a partir da década de 1970, quando começaram a ser criados ambientes, construídos numa galeria ou num museu, para uma determinada exposição.
Uma instalação pode incluir pinturas, objetos e, até mesmo, pessoas executando uma ação (vídeo arte).