domingo, 29 de maio de 2011

Eno trees planting day -2011- Col. Sta Gemma Galgani

Nossa escola participou do evento ENO TREES PLANTING DAY 2011 , no dia 20 de maio de 2011,para comemorar o ano internacional das florestas e sua importância.137 paises participaram deste evento. As professoras Solange e Claudia e 14 alunos do EM (1º e 3º ano) aceitaram o convite e participaram deste importante evento para o meio ambiente.
Foi plantado mudas de árvores em frente a nossa escola porque acreditamos que a educação é o principal meio para melhorar o planeta. Nossa escola está localizada onde havia floresta Atlântica e fica bem próxima do Rio Belém, um dos principais rios de Curitiba. Plantamos Inzageiro e Pata-de-vaca, duas espécies nativas desta região que além de tornar o ambiente urbano mais agradável poderá atrair a fauna pelos frutos que o ingazeiro produz.
O colégio Estadual Santa Gemma participou do DIA DO DESAFIO!
Atividades foram realizadas em todos os períodos e pela manhã tivemos a colaboração da professora
Renata Lima da Unibrasil!
Os alunos amaram a atividade!!!








ENCERRAMENTO FESTIVO DO E-TEC NO COLEGIO SANTA GEMMA
No dia 27 de abril, no restaurante da Sociedade Abranches, realizou-se um jantar de encerramento dos cursos pós médio em Técnico em Secretariado e Técnico em serviços públicos. Os cursos foram ministrados no Col. Est. Santa Gemma Galgani e tiveram a duração de dois anos. Os cursos foram ofertados pelo Instituto Federal do Paraná. (IFPR) em parceria com oGoverno do Estado do Paraná. As aulas foram semipresenciais, uma vez por semana e auto estudo com atividades semanais. NovoS cursos estão sendo ofertados para o inicio do 2º semestre (Julho/2011). Curso Técnicoem Segurança do Trabalho, Técnico em Logística eTécnico em Meio ambiente. Os cursos serão semi-presenciais, uma vez, por semana, sempre no período das 19h às 22h40m.O certificado de conclusão do curso é fornecido pelo Instituto Federal do Paraná. É uma grande oportunidade para aqueles que não estejam cursando um curso superior. São cursos gratuitos. Os candidatos interessados deverão ter concluído o ensino médio. Maiores informações no Col. Est Santa Gemma (fone– 3354-2366 c/ a prof Solange- 19hs as 22:00h)


ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO SANTA GEMMA PARTICIPAM DE PROGRAMA DA UFPR e CNPq

Ao todo 12 alunos do Ensino Médio do Santa Gemma estão participando de Programa de Iniciação Científica desde o final de 2010.

Os estudantes estão pesquisando em três projetos: Saúde, Meio Ambiente e Filosofia, orientados por professores da Universidade Federal.

O grupo de Filosofia é assessorado pela Professora Rejane e por estagiários da Universidade também.

Na área de Filosofia, o principal foco de trabalho está na leitura de textos de filósofos que estão sendo traduzidos em Oficinas de Tradução da Universidade. O objetivo desta leitura é fazer uma avaliação crítica dos textos, colocando sugestões para maior clareza e entendimento dos mesmos. No futuro, este material será editado e oferecido para todos os alunos de colégios de ensino médio. Além disso, nossos pesquisadores devem opinar sobre a editoração dos textos e também divulgar experiências bem sucedidas no ensino da filosofia através de um Blog que criaram.

Toda semana, um grupo de alunos voluntários se reúne à tarde, na escola, para auxiliar os pesquisadores na leitura e discussão dos textos. O trabalho está superando as expectativas e evidenciando o interesse e a capacidade dos alunos em estudar ainda mais do que lhes é oferecido no período normal de aulas.

As normas que regulamentam o Programa estão disponíveis no seguite site: http://www.cnpq.br/normas/rn_06_017_anexo5.htm

COLEGIO SANTA GEMMA GALGANI.

O Colégio Estadual Santa Gemma Galgani parabeniza os seus estudantes que foram aprovados nos vestibulares das seguintes instituições: UFPR, UTPR, UNIBRASIL, POSITIVO, FACINTER e OPET. Parabeniza também os 04 alunos do ensino médio (do segundo ano) que obtiveram a certificação de conclusão do Ensino Médio ao realizaram o ENEM e ficarem dentro dos critérios estabelecidos pelo MEC. Em 2010, nas Olimpíadas de Astronomia (OBA), realizada a nível nacional, dois alunos do Santa GEmma, ganharam medalha de prata e um aluno recebeu a medalha de bronze. Pela participação na OBA, o Colégio foi contemplado com uma luneta (galileoscópio). Pretende-se organizar noites de observação do céu com alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio para efetivar o uso da luneta. No ano passado, o Colégio recebeu acadêmicos de Filosofia, participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID/CAPES/UFPR). A parceria foi um sucesso e neste ano, o colégio contará com projetos desenvolvidos por acadêmicos dos cursos de Filosofia, Biologia e Português. O PIBID contribui para a melhoria da qualidade de ensino nas escolas públicas. Alunos do Ensino Fundamental participaram do Programa Viva a Escola, realizando investigação científica sobre as principais árvores nativas do Parque da Barreirinha, com o apoio da SMMA. Alunos do Ensino Fundamental participaram de evento promovido pela AMADA e tiveram suas poesias publicadas em um livro. Devido ao trabalho desenvolvido em prol do Meio Ambiente, a professora Claudia Lago e alguns alunos do Ensino Médio receberam da AMA São Lourenço medalhas e certificados. O Colégio também recebeu um certificado de Amigo do Meio Ambiente. Foram aprovados, para 2011, pela SEED, 04 trabalhos desenvolvidos pelos professores, dentro do Programa Viva a Escola. Todos os programas e/ou projetos que visam melhorar o desempenho acadêmico dos alunos serão sempre bem vindos. A Direção do Colégio Santa Gemma agradece a comunidade escolar (professores, pedagogas, funcionários, aos alunos e sua família) o bom desempenho obtido em 2010. Para conhecer melhor o Colégio, acesse o nosso blog: http://espacosantagemma.blospot.com