quarta-feira, 22 de abril de 2009

Dia da Terra

Dia Mundial da Terra


O Dia da Terra foi criado em 1970 quando o Senador norte-americano Gaylord Nelson convocou o primeiro protesto nacionalcontra a poluição. É festejado em 22 de abril e a partir de 1990, outros países passaram a celebrar a data.
Sabe-se que a Terra tem em torno de 4,5 bilhões de anos e existem várias teorias para o “nascimento” do planeta. A Terra é o terceiro planeta do Sistema Solar, tendo a Lua como seu único satélite natural. A Terra tem 510,3 milhões de km2 de área total, sendo que aproximadamente 97% é composto por água (1,59 bilhões de km3). A quantidade de água salgada é 30 vezes a de água doce, e 50% da água doce do planeta está situada no subsolo.
A atmosfera terrestre vai até cerca de 1.000 km de altura, sendo composta basicamente de nitrogênio, oxigênio, argônio e outros gases.
Há 400 milhões de anos a Pangéia reunia todas as terras num único continente. Com o movimento lento das placas tectônicas (blocos em que a crosta terrestre está dividida), 225 milhões de anos atrás a Pangéia partiu-se no sentido leste-oeste, formando a Laurásia ao norte e Godwana ao sul e somente há 60 milhões de anos a Terra assumiu a conformação e posição atual dos continentes.
O relevo da Terra é influenciado pela ação de vários agentes (vulcanismo), abalos sísmicos, ventos, chuvas, marés, ação do homem) que são responsáveis pela sua formação, desgaste e modelagem. O ponto mais alto da Terra é o Everest no Nepal/ China com aproximadamente 8.848 metros acima do nível do mar. A Terra já passou por pelo menos 3 grandes períodos glaciais e outros pequenos.

A reconstituição da vida na Terra foi conseguida através de fósseis, os mais antigos que conhecemos datam de 3,5 bilhões de anos e constituem em diversos tipos de pequenas células, relativamente simples. As primeiras etapas da evolução da vida ocorreram em uma atmosfera anaeróbia (sem oxigênio).

As teorias da origem da vida na Terra, são muitas, mas algumas evidências não podem ser esquecidas. As moléculas primitivas, encontradas na atmosfera, compõe aproximadamente 98% da matéria encontrada nos organismos de hoje. O gás oxigênio só foi formado depois que os organismos fotossintetizantes começaram suas atividades. As moléculas primitivas se agregam para formar moléculas mais complexas.

A evidência disso é que as mitocôndrias celulares possuam DNA próprio. Cada estrutura era capaz de se satisfazer suas necessidades energéticas, utilizando compostos disponíveis. Com este aumento de complexidade, elas adquiriram capacidade de crescer, de se reproduzir e de passar suas características para as gerações subseqüentes.

A população humana atual da Terra é de aproximadamente 6 bilhões de pessoas e a expectativa de vida é em média de 65 anos.
Para mantermos o equilíbrio do planeta é preciso consciência dessa importância, a começar pelas crianças. Não se pode acabar com os recursos naturais, essenciais para a vida humana, pois não haverá como repô-los. O pensamento deve ser global, mas a ação local, como é tratado na Agenda 21.

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Pêssankas

Os alunos das 6ªs séries, sob a orientação da professora de arte, Izabel, confeccionaram pêssankas.

Pêssanka significa escrever
A origem da pêssanka ainda é um mistério. O termo “pêssanka” é proveniente do verbo “pyssaty” que significa “escrever”. Arqueólogos descobriram, em 1992, nas ruínas da igreja de Krylos (coração da antiga Galícia), Ucrânia Ocidental, uma pêssanka de cerâmica datada de 1300 a.C. O que nos levou a crer que os mais antigos ovos “escritos” podem ter sido criados pelo povo ancestral da cultura Trypillia, que vivia em vasta área do território ucraniano, desde 3000 anos a.C.
Na era pré-cristã, a pêssanka representava uma dádiva ao Deus Sol, símbolo essencial e mais antigo dessa cultura. Elemento vital nesta latitude do continente europeu. O sol fazia a vida ressurgir na primavera, depois dos implacáveis meses de inverno, penúria e fome. Com o advento do cristianismo, a partir do ano 988 d. C., a Igreja incorporou seus símbolos religiosos e o ritual da Páscoa na confecção dos ovos. A pêssanka hoje é uma simbiose de seu significado pagão, a saudação ao renascimento da natureza, na primavera como principal sentido da cristandade, a celebração da Ressurreição de Cristo, o renascimento da alma do Homem.
Atualmente, na Ucrânia já se consolidou o movimento constituído para resgatar a tradição das pêssankas. Faz presença desde o ensino fundamental até as universidades, integrando ao mesmo tempo várias outras instâncias da sociedade. Desse processo, faz parte um grupo de pelo menos trinta artesãos, com nome nacional, que aprimorou as técnicas de ornamentação dos ovos e transmite esse recente legado em cursos, exposições, conferências e outras formas de divulgação.
Outros estudiosos também já fizeram um amplo trabalho de resgate da história, recuperando técnicas antigas e ampliando o conhecimento sobre a simbologia relegada às masmorras. Além disso, artesãos da nova geração desenvolveram métodos inéditos de fazer e conservar os ovos pintados. Meroslawa Boikiv estima que existem hoje no país pelo menos mil pessoas que fazem esse trabalho intensivo de difusão e praticam a arte com desenvoltura. Como exemplo de respeitabilidade nacional, ela cita os nomes de Oksana Bilouz e Zoia Statchuk.
(Extraído do Livro de Eduardo Sganzerla, Pêssanka - A arte de decorar ovos, livro que pode ser adquirido na Kalena Plantas e Artesanato

Atividades de Geografia

Neste 1º bimestre, os alunos da 6ª série A e B, na disciplina de Geografia, com a professora Anemari, realizaram um trabalho em grupos e confeccionaram cartazes com o objetivo de observar tudo o que está ao seu redor e que faz parte da paisagem humanizada produzida pelo homem. Em muitos momentos, observaram as paisagens com seus diversos elementos e notaram que elas mudam com o passar do tempo. Reuniram, assim, informações não só sobre as paisagens, mas também sobre o lugar onde vivemos, conhecendo muitos de suas caracteristicas.

terça-feira, 7 de abril de 2009

Projeto Cidadão do Futuro


Hoje,nossos alunos do 3 ano do Ensino Médio,realizaram, a convite da vereadora Renata Bueno, uma visita a Câmara de Vereados da cidade de Curitiba. A vereadora Renata Bueno, através do projeto "Cidadão do Futuro", realizou uma palestra sobre a função legislativa, o funcionamento da Câmara Municipal, além de despertar o interesse dos mesmos pelas questões coletivas.

Nossos alunos, no Palácio Rio Branco, tiveram a oportunidade de ocupar os lugares dos vereadores. Na abertura das atividades a vereadora falou da importância da participação dos jovens, e da sociedade como um todo, na política do País, lembrando aos estudantes que é preciso “aprender a votar para poder cobrar, das autoridades, atitudes responsáveis”.

Os alunos ainda assistiram à palestra “Papo Consciente”, ministrada pelo coordenador da juventude do PPS, Rafael de Tarso. Entre outros temas abordados, pensar no bem coletivo, esquecendo pensamentos individualistas e não se conformar com a situação encontrada na política é uma das principais atitudes que o jovem brasileiro deve adotar como base para uma discussão e aplicação da política de qualidade.


O ponto alto do encontro foi uma sessão simulada, com duração de 40 minutos, onde os alunos puderam participar trazendo reivindicações relevantes sobre os bairros em que residem e a escola, tendo a oportunidade de aplicar o conhecimento adquirido durante a visita.

Agradecemos a vereadora Renata Bueno o convite recebido.