quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Halloween com arte

No último dia 31/10/2008 os alunos dos 3º ano C e 3º ano D, do Ensino médio do Colégio Santa Gemma Galgani, apresentaram suas instalações com o tema Halloween, a idéia era trabalhar o conteúdo sobre Arte Contemporânea, mas os alunos se empolgaram e acabou virando um verdadeiro baile das bruxas.
Os trabalhos apresentados foram executados por pequenos grupos que se dividiram e buscaram elementos que envolvem o tema Halloweem; para criarem as instalações os alunos tiveram a orientação da Professora Izabel Rodrigues, sobre que era instalação e de como poderiam explorar diversos recursos de áudio e vídeo para elaboração e execução dos projetos. Durantes alguns dias observamos obras de vários artistas contemporâneos e vimos imagens de exposições e algumas Bienais de Arte. Os alunos tiveram algumas aulas para elaborarem dos trabalhos e no dia 31 eles montaram as instalações. Além das instalações alguns grupos optaram pela Vídeo arte, onde foram apresentados vídeos com imagens gravadas e editadas pelos próprios alunos.
Arte Contemporânea
O artista Contemporâneo vem buscando novas formas para desenvolver sua arte. Materiais inusitados e técnicas variadas são constantes em sua criação. Ele está ainda mais livre para experimentar, expressar e criar. Sendo assim dentro desta variedade de possibilidades foi desenvolvido o tema que deu origem aos trabalhos apresentados que colaborou e muito no processo de aprendizado dos alunos onde ele foi responsável pela criação de algo novo.
Instalação:

A Instalação é uma arte tridimensional que envolve a ocupação de um espaço. Esse termo começou a ser usado a partir da década de 1970, quando começaram a ser criados ambientes, construídos numa galeria ou num museu, para uma determinada exposição.
Uma instalação pode incluir pinturas, objetos e, até mesmo, pessoas executando uma ação (vídeo arte).





domingo, 2 de novembro de 2008

O DNA - Desafio de Conhecimento

O Colégio Santa Gemma participou do maior evento virtual organizado no Brasil. Um evento que prepara para enfrentar todos os desafios do mercado de trabalho além de proporcionar diversas horas de diversão e aprendizado. Mais de 50.000 pessoas já participaram do DNA.
O DNA é o maior Desafio de Conhecimento realizado pela Internet. Fundamentado na filosofia pedagógica WebQuest, o DNA é uma fantástica oportunidade para os participantes ampliarem seus conhecimentos, ao mesmo tempo em que desenvolvem a criatividade, a noção de liderança, o trabalho em equipe e a tomada de decisão. Somado a isso, os participantes fazem novas amizades e conhecem pessoas do Brasil inteiro. O DNA é um encontro marcado para milhares de mentes brilhantes. Após respondermos uma bateria de perguntas relacionadas a diversas área, fomos classificados para o enigma final que ocorreu nesse sábado. Realizamos tarefas extras, para desempate; caracterização de um aluno representando uma personalidade brasileira, e a construção de uma escultura que chocasse o expectador, transmitindo informação e conhecimento. Você, que gosta de Internet e topa qualquer desafio, não pode ficar de fora do maior evento virtual organizado no Brasil. Um evento que vai prepará-lo para enfrentar todos os desafios do mercado de trabalho além de proporcionar diversas horas de diversão e aprendizado. Mais de 50.000 pessoas já participaram do DNA. Você vai ficar de fora?
Nós do Santa Gemma, não ficamos.
TAREFAS EXTRAS REALIZADAS:
CARACTERIZAÇÃO DE UM ALUNO REPRESENTANDO UMA PERSONALIDADE BRASILEIRA, ESCOLHEMOS JK.
e a contrução de uma escultura que chocasse representando o desperdício em relação ao papel!!!

Escultura para chocar - tarefa extra- quantas árvores são necessárias para se fazer um caderno

Leonardo...Você ficou perfeito como Jucelino

Professoras Rejane e Rosane e alunos do EM participantes.