sexta-feira, 27 de junho de 2008

Arraiá do Santa


Não perça!! Dia 02 de julho, grande festa junina no Santa Gemma. Os alunos do Ensino Fundamental e Médio já prepararam suas danças. Vamos prestigiar nosso colégio. Afinal, você faz parte da comunidade do Santa!!

domingo, 22 de junho de 2008

Alunos identificam árvores do Parque São Lourenço

Os alunos das oitavas séries, sob a orientação da profª Eliane do Rocio Vieira, estão participando do Projeto "As árvores do Parque São Lourenço". Este trabalho faz parte da implementação do PDE 2007 (professor titulado), desenvolvido pela professora Eliane sob o título: O uso dos parques da cidade no ensino de Botânica, que tem como objetivo maior a melhoria da qualidade de ensino de Botânica no ensino fundamental, com metodologias diversificadas, dando prioridade a aulas de campo, no entorno ou na vizinhança das escolas. Durante o primeiro bimestre os alunos foram até o parque e coletaram folhas, sementes e flores das árvores mais comuns do parque. Fotografaram-nas para posterior identificação. Vale a pena, ressaltar que alunos e professores foram até o parque, via ciclovia (caminhando e conhecendo a flora de perto). No laboratório de Ciências procederam à identificação das árvores, a nível de família, utilizando chaves taxonômicas. Estão agora na fase da elaboração de um livro on line, que conterá as fotos das árvores, sua identificação e o mapeamento indicando a localização das mesmas no parque para incentivar os freqüentadores ao conhecimento da flora. Este trabalho será concluído até o final do ano. Os professores de Geografia, de Língua Portuguesa e de História, acompanharam os alunos e a professora Eliane nas aulas de campo. Acharam interessante este projeto e se for possível, será realizado um trabalho interdisciplinar, com o desenvolvimento de sub-projetos.

Projeto Olímpiadas de Língua Portuguesa

Os alunos da 8ª séries A e B que estão participando das Olímpiadas de Língua Portuguesa,com o tema "Se bem me lembro...", coletaram objetos antigos, com o objetivo de resgatar o passado. No dia 13 de junho montaram uma exposição, com o nome "Lembranças", no colégio com fotos e objetos antigos. Os alunos do período da tarde, de 5ª a 7ª série, participaram da visitação.

Quem sabe, faz acontecer



Parabéns aos alunos do 3º A, que promoveu no dia 14/06/08 um jantar em comemoração aos dias dos namorados. São alunos como estes que fazem a diferença.

sexta-feira, 13 de junho de 2008

PROJETO: SOMOS TODOS CAPAZES DE MELHORAR



Os professores e professoras do período da tarde, na reunião organizada pelo sindicato sugeriram o desenvolvimento de um projeto que pudesse despertar nos alunos um maior interesse e comprometimento com o saber elaborado historicamente, bem como, uma melhora nas atitudes referentes a disciplina na sala de aula.
O objetivo deste projeto é melhorar a interação dos alunos com o conhecimento, incentivar a participação em sala de aula, refletir sobre os valores humanos e a relação desses com a convivência em grupo e perceber que o indivíduo pode escolher um caminho ou outro, mas que terá conseqüências nefastas ou boas.
O projeto está ocorrendo semanalmente e acontecerá até o mês de dezembro. Para as quintas e sextas séries estão sendo desenvolvidos os temas dos livrinhos do PNV e para as sétimas e oitavas séries, serão trabalhados slides ,na tv pendrive.

sexta-feira, 6 de junho de 2008

dia do desafio - 28/05/2008




O dia do desafio é um movimento que se inicia com o estímulo pessoal, contagia outros até que se alcance o comprometimento coletivo de viver em harmonia. Nosso colégio mais uma vez participou deste evento. O evento foi organizado pelas professoras de educação física e artes.
Os alunos do Ensino Fundamental organizaram exposições, bem como apresentações artísticas.